Nesta nossa estadia por África do Sul já precorremos várias rotas,estradas e caminhos. De avião, de carro e pelo meio de transporte mais usual em África... a pé, já cá contam mais de 5000km. Uma das estradas por nós mais utilizada é a "R512
Magaliesburg Drive", mais conhecida por "A estrada da morte!". São 70km de ligação entre Joanesburgo e Magaliesburgo de constante sobressalto.Nalguns troços existem mesmo placas a assinalar "Car-jacking zone!!!!". Executam este tipo de crime colocando pedregulhos enormes nas estrada.
Tinham-nos informado que a iríamos precorrer várias vezes devido às diverssas deslocações ao "Tambo International Airport of Joanesburg".No dia da chegada travamos conhecimento com a ...R512, à noite!!!!!
Escura
Sinuosa
Com semáforos!!!
Barracas...muitas barracas.
Em Angola chamam-lhe Musseques, aqui não sei mas, o efeito visual é o mesmo e o desejo de não fazer parte do cenário é ainda maior.
Ao chegar a Magaliesburgo, felizes por termos sobrevivido a esta primera viagem, só nos atormentava o cenário de ter que repetir tal trajecto por diversas vezes, a várias horas do dia e...da noite!
No meu regresso solitário de Port Elizabeth, após o jogo de Portugal-Costa do Marfim, esperava-me, no "Tambo International Airport", o nosso motorista Alec.
20h00, noite serrada e encetamos caminho de regresso a Magaliesburgo.
Por estas bandas existe um conjunto regras "básicas" de segurança, principalmente quando se conduz à noite:
1º. Nunca parar em semáforos.
2º. Manter a distancia de segurança do carro da frente.
3º. Manter sempre, mas sempre, uma velocidade razoável.
Esta ultima seria muito fácil de cumprir por Alec, não fosse ele o motorista mais novo dos 3 que nos conduzem e, além disso Alá protegia-o de qualquer eventual acidente!!!
Após vários semáforos vermelhos e mantendo a velocidade de segurança estabelecida pelo experiênte Alec, avisto em contraste com o negro alcatrão, uma mancha acastanhada de razoável tamanho!!!! Já está! Pensei eu antevendo embuscada . Alec, indiferente, mantém a velocidade... de segurança!!!
Olho para Alec tentando entender o que lhe passava pela cabeça...
Tarde demais!!!!
Um ribombar ao longo do chassi do nosso carro despertou-me novamente para o caminho. A velocidade manteve-se, enquanto Alec me conta o sussedido:
A bird... i don´t know the name in inglish but in zulu we call it "Sikhova".
Poucos kilómetros tinham passado, e ainda tentava adivinhar o significado de "sikhova", quando a mesma imagem se depara na minha frente! Qual "déjá-vu"!!!
Alec, desta vez sem desculpa, mantem a velocidade...razoável!!!
O bicho, talvez informado do sucedido poucos kilómetros antes, reaje mas... tarde demais!!!
BACK!!!!
O som desta vez é seco e único. Sorte os pára-brisas dos automóveis serem à prova de motoristas despreocupados e responsáveis.
Seguimos caminho para Magaliesburgo. Tento esquecer o sucedido mas as penas coladas na minha frente não me deixam. Sou informado de que mais 10min e chegaremos ao hotel. Segundo Alec , graças a Ala, mais uma vez subrevivemos à R512.Quanto a mim,graças a Alec, os roedores estão mais seguros.
Glossário:
Mocho - em inglês, owl; em zulu , sikhova. Por aqui é mais conhecido por "township"
Errata:
No lugar de: R512 - A estrada da morte!!!
Deve ler-se: R512 - A estrada da morte para mochos!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
AÍ chamam-se "township"...
ResponderEliminarNão há uma R500 e qualquer coisa que te traga de volta a casa????
ResponderEliminar