sábado, 29 de maio de 2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

Férias Grandes

Lembram-se à 20 ou 25 anos quando chegavam as férias grandes?
Era uma sensação tão boa. Finalmente chegava o tempo quente. Os amigos , os jogos à noite nas ruas do bairro, as escondidas, as brincadeiras cúmplices com a “amiga(o) do peito” . As velhinhas à janela cochichando os novos namoricos ou os maus comportamentos às vizinhas menos atentas. As “peladinhas” de futebol onde demonstrávamos as novas fintas que tínhamos aprendido ao longo do ano na escola.

Mas também havia os compromissos. E havia quem nos lembrasse deles !!!

A hora de acabar as brincadeiras, os trabalhos de casa, as repreensões de mau comportamento, etc, etc.

Pois é. Belos tempos!!!

25 anos passados e estou a presenciar as férias grandes de 24 “miúdos”. Chegaram, ao longo da semana, a conta gotas, ao “campo de férias” da Covilhã. Cada um à sua maneira. Uns com os seus ténis Sanjo novos, outros com carrinhos de rolamentos acabadinhos de construir mas todos com uma vontade enorme para que as férias sejam o mais longas possível.

À sua espera estava um “batalhão” de vizinhas , velhinhas empoleiradas nas suas “janelas” prontinhas a contar as ultimas fofocas da época (escolar) ao resto da vizinhança( o País).

Após reunido o número suficiente de “miúdos” para se realizar a primeira peladinha (o que demorou mais de uma semana) desafiaram os velhos rivais do bairro vizinho , onde viviam aqueles putos que preferiam dançar e cantar a uma boa partida de futebol. Costumavam ser um bom “saco de porrada”.
Enquanto os” miúdos” mostravam as suas fintas novas individualmente, os putos do bairro vizinho lá iam dançando e cantado até que se fartaram e foram para casa.
Os “miúdos” amuaram.
O “pai” deles amuou. As velhinhas contaram ao resto da vizinhança o sucedido. O pai deles zangou-se e não mais falou com elas!!! E na vez de mandar os “miúdos” fazer os trabalhos de casa deu-lhes folga no dia seguinte!!!

Pobres “miúdos”! Assim as férias serão bem pequenas e nunca Ferias Grandes.

As vizinhas, essas, esperam pacientemente pela próxima peladinha.